O Salvador Nasceu para Nós, Cristo Senhor

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, eu gostaria de refletir com você sobre o significado do Natal do Senhor Jesus, que nestes dias vivemos na fé e nas celebrações.

A construção da cena da natividade e, acima de tudo, a liturgia, com suas leituras bíblicas e suas canções tradicionais, nos fez revivir "hoje" em que "o Salvador nasceu para nós, Cristo Senhor" ( Lc 2,11) .

Em nosso tempo, especialmente na Europa, testemunhamos uma espécie de "distorção" do Natal: em nome de um falso respeito que não é cristão, que muitas vezes esconde a vontade de marginalizar a fé, elimina da parte qualquer referência ao nascimento de Jesus Mas, na realidade, este evento é o único Natal verdadeiro! Sem Jesus, não há Natal; há outra festa, mas não o Natal. E se no centro há Ele, então também o esboço inteiro, que são as luzes, os sons, as várias tradições locais, incluindo os alimentos característicos, todos se combinam para criar a atmosfera da festa, mas com Jesus no centro. Se o aceitarmos, a luz apaga-se e tudo se torna falso, aparente.

Através da proclamação da Igreja, nós, como os pastores do Evangelho (cf. Lc 2 : 9), são guiados para buscar e encontrar a verdadeira luz, a de Jesus que, feito homem como nós, se mostra de maneira surpreendente: nascido de uma pobre menina desconhecida, que o dá em um estábulo, com apenas a ajuda de seu marido ... O mundo não percebe nada, mas no céu os anjos que conhecem o exultão! E assim o Filho de Deus também nos apresenta hoje: como dom de Deus para a humanidade que está mergulhada na noite e na dormência do sono (cf. Is9.1). E até hoje estamos testemunhando o fato de que a humanidade geralmente prefere a escuridão porque sabe que a luz revelaria todas aquelas ações e pensamentos que tornariam a consciência corar ou manchar. Assim, preferimos ficar no escuro e não chatear seus maus hábitos.

Então, podemos nos perguntar o que significa aceitar o dom de Deus que é Jesus. Como ele mesmo nos ensinou com a vida, isso significa tornar-se um presente gratuito para aqueles que se encontram em seu próprio caminho todos os dias. É por isso que no Natal eles trocam presentes. O verdadeiro presente para nós é Jesus e, como ele, queremos ser um presente para os outros. E como queremos ser um presente para os outros, trocamos dons, como sinal, como um sinal dessa atitude que Jesus nos ensina: Ele, enviado pelo Pai, foi um presente para nós e somos presentes para os outros.

O apóstolo Paulo nos oferece uma chave para a leitura sintética, quando ele escreve - é lindo esta passagem de Paulo -: "A graça de Deus apareceu, trazendo a salvação a todas as pessoas e nos ensinando a viver neste mundo com sobriedade, justiça e piedade "( Tito 2: 11-12). A graça de Deus "apareceu" em Jesus, o rosto de Deus, que a Virgem Maria deu à luz como todo filho neste mundo, mas que não veio "da terra", veio "do céu", de Deus. Desta forma, com a encarnação do Filho, Deus abriu o caminho para uma nova vida, fundada não no egoísmo, mas no amor. O nascimento de Jesus é o maior gesto de amor de nosso Pai Celestial.

E, finalmente, um último aspecto importante: no Natal, podemos ver como a história humana, movida pelos poderosos deste mundo, é visitada pela história de Deus. E Deus envolve aqueles que, confinados às margens da sociedade, são os primeiros receptores de Seu presente, isto é - o presente - a salvação trazida por Jesus. Com os pequeninos e desprezados, Jesus estabelece uma amizade que continua no tempo e que nutre a esperança para um futuro melhor. A essas pessoas, representadas pelos pastores de Belém, "apareceu uma grande luz" ( Lk2,9-12). Eles foram marginalizados, foram mal vistos, desprezados, e as grandes notícias apareceram para eles primeiro. Com essas pessoas, com os pequeninos e os desprezados, Jesus estabelece uma amizade que continua ao longo do tempo e que nutre a esperança para um futuro melhor. A essas pessoas, representadas pelos pastores de Belém, apareceu uma grande luz, que os levou diretamente a Jesus. Com eles, em todo o tempo, Deus quer construir um mundo novo, um mundo no qual não há mais pessoas recusadas, maltratadas e destituídas .

Queridos irmãos e irmãs, nestes dias abrimos nossas mentes e corações para receber essa graça. Jesus é o presente de Deus para nós e, se bem-vinda, nós também podemos torná-lo para os outros - ser o presente de Deus para os outros - antes de tudo para aqueles que nunca experimentaram atenção e ternura. Mas quantas pessoas em sua vida nunca experimentaram uma carícia, uma atenção de amor, um gesto de ternura ... O Natal nos empurra para fazê-lo. Assim, Jesus nasceu de novo na vida de cada um de nós e, através de nós, continua sendo um dom de salvação para os pequeninos e os excluídos.


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai 

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*