O Centro da Vocação Cristã: Cristo

Verbo Pai
By -
0
Muitas vezes, precisamos deixar nossos planos pessoais de lado, como aconteceu com José, esposo de Maria, para abraçar o plano de Deus para o benefício da humanidade inteira. José, um simples carpinteiro, foi chamado a ser o pai do Filho de Deus. 

No lugar desse “simples carpinteiro”, poderíamos colocar simples mecânico, açougueiro, advogado, pedreiro… Mas escolhido por Deus para uma missão. É nessa simplicidade que Deus tem Suas preferências e faz, desses homens simples, grandes homens, grandes pais de família.Você, ainda jovem, que foi escolhido para ser um pai de família, um profissional, é humanamente incapacitado, mas Ele capacita os escolhidos.José, como empresário, teve uma carpintaria.

"Como realiza José esta guarda? Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender. Desde o casamento com Maria até ao episódio de Jesus, aos doze anos, no templo de Jerusalém, acompanha com solicitude e amor cada momento. Permanece ao lado de Maria, sua esposa, tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida, na ida a Belém para o recenseamento e nas horas ansiosas e felizes do parto; no momento dramático da fuga para o Egito e na busca preocupada do filho no templo; e depois na vida quotidiana da casa de Nazaré, na carpintaria onde ensinou o ofício a Jesus.

Como vive José a sua vocação de guardião de Maria, de Jesus, da Igreja? Numa constante atenção a Deus, aberto aos seus sinais, disponível mais ao projeto d’Ele que ao seu. E isto mesmo é o que Deus pede a David, como ouvimos na primeira Leitura: Deus não deseja uma casa construída pelo homem, mas quer a fidelidade à sua Palavra, ao seu desígnio; e é o próprio Deus que constrói a casa, mas de pedras vivas marcadas pelo seu Espírito. E José é «guardião», porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação! Naquele tempo, no entanto, Jesus, como homem, precisava ser educado e formado para a vida, executar bem as tarefas deste mundo, pois as coisas do Pai já estavam gravadas em Seu coração." (Santa Missa Imposição do Pálio e Entrega do Anel do Pescador para o  Início do Ministério Petrino do Bispo de Roma - Papa Francisco, 2013)

Queridos irmãos e irmãs, a missão de são José é sem dúvida única e irrepetível, porque Jesus é absolutamente único. Que são José vos abençoe e vos acompanhe. E alguns de nós perderam o pai, que já partiu porque o Senhor o chamou; muitas pessoas que estão na praça não têm pai. Podemos rezar por todos os pais do mundo, pelos pais vivos e também por aqueles defuntos, e pelos nossos pais; e podemos fazê-lo juntos, cada qual recordando o seu próprio pai, quer esteja vivo quer já tenha falecido. E oremos ao grande Pai de todos nós, o Pai. Um «Pai-Nosso» pelos nossos pais: Pai nosso...

"Deus vos abençoe!!!"

Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*