Eis o servo do Senhor

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste domingo que antecede o Natal, vamos ouvir o Evangelho da Anunciação ( Lc 1, 26-38).

Nesta passagem evangélica podemos ver um contraste entre as promessas do anjo e a resposta de Maria. Esse contraste manifesta-se na dimensão e no conteúdo das expressões dos dois protagonistas. O anjo disse a Maria: "Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus E eis que conceberás um filho, você está a dar-lhe o nome de Jesus Ele será grande e será chamado Filho..; O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará para sempre sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim "(versículos 30-33). É um longorevelação, o que abre perspectivas inauditas. A criança que nascerá desta humilde menina de Nazaré será chamada de Filho do Altíssimo: não é possível conceber uma dignidade maior do que esta. E depois da pergunta de Maria, com a qual pede explicações, a revelação do anjo se torna ainda mais detalhada e surpreendente.

Em vez disso, a resposta de Maria é uma frase curta , que não fala de glória, não fala de privilégio, mas apenas de disponibilidade e serviço: "Eis o servo do Senhor: venha até mim de acordo com a sua palavra" (v. 38) . O conteúdo também é diferente. Maria não é exaltada pela perspectiva de se tornar a mãe do Messias, mas permanece modesta e expressa sua adesão ao plano do Senhor. Maria não se vangloria. É humilde, modesto. Ele permanece como sempre.

Esse contraste é significativo. Isso nos faz entender que Maria é realmente humilde e não tenta mostrar. Ele reconhece que ele é pequeno diante de Deus, e está feliz por ser assim. Ao mesmo tempo, ela está ciente de que, da sua resposta, depende a realização do plano de Deus e, portanto, ela é chamada a aderir a ela com todo o seu ser.

Nesta circunstância, Maria vem com uma atitude que combina perfeitamente com a do Filho de Deus quando se está no mundo: Ele quer se tornar o Servo do Senhor, posta a serviço da humanidade para cumprir o plano do Pai. Maria diz: "Eis o servo do Senhor"; e o Filho de Deus, entrando no mundo, diz: "Eis que eu venho [...] fazer, ó Deus, a vossa vontade" ( Hebreus 10,7.9). A atitude de Maria reflete plenamente esta declaração do Filho de Deus, que também se torna um filho de Maria. Então Madonna prova colaborador perfeito do plano de Deus, e também revela discípula de seu Filho, e no Magnificat pode proclamar que "Deus exaltou os humildes" ( Lc 1,52), porque com esta resposta humilde e generosa obteve uma alegria muito alta, e também uma glória muito alta.

Ao admirar a nossa Mãe por essa resposta ao chamado e missão de Deus, pedimos que ela ajude cada um de nós a receber o plano de Deus em nossas vidas, com humildade sincera e generosidade corajosa.

Fonte: Vatican.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*