A Cruz é a Única Esperança do Mundo

Verbo Pai
By -
0
Ouvimos a história da Paixão de Cristo. É essencialmente a conta de uma morte violenta. Notícias de mortes e mortes violentas, há quase nunca o noticiário da noite. Mesmo nos últimos dias temos ouvido, como a do 38 mortos no Egipto cristãos coptas no Domingo de Ramos. Estes relatórios seguem um ao outro tão rapidamente que nos esquecemos de cada noite do que no dia anterior. Por que, então, depois de 2000 anos, o mundo ainda se lembra, como aconteceu ontem, a morte de Cristo? É que esta morte mudou para sempre a face da morte; que deu um novo significado à morte de cada ser humano. Nele refletimos um momento. 

"Quando eles chegaram perto de Jesus, viu que ele já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados com uma lança perfurou seu lado, e logo saiu sangue e água" (Jo 19: 33-34). No início do seu ministério, quando lhe foi perguntado com que autoridade ele caçava os mercadores do templo, Jesus disse: "Destruí este templo e em três dias eu o levantarei". "Ele falava do templo do seu corpo" (Jo 2, 19. 21), Giovanni tinha comentado na ocasião, e aqui agora o mesmo evangelista nos diz que do lado deste templo "destruído" jorrar água e sangue. É óbvia alusão à profecia de Ezequiel falou do futuro templo de Deus, a partir do lado da qual flui um fluxo de água, ele se tornou um riacho, em seguida, um rio navegável em torno do qual floresce toda a vida (cf. Ez 47, 1 ff.). 

Mas nós penetrar na origem desta "água viva" (Jo 7, 38), no coração trespassado de Cristo. Em Apocalipse o mesmo discípulo que Jesus amava escreve: "E vi, no meio do trono, rodeado pelos quatro seres viventes e dos anciãos, um Cordeiro em pé, como morto" (Ap 5: 6). Imolado, mas de pé, que é perfurada, mas ressuscitado e vivo. 

Existe agora, na Trindade e no mundo, um coração humano que bate, não só metaforicamente, mas realmente. Se o fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, embora seu coração é ressuscitado dos mortos; ele vive, como todo o resto de seu corpo, em uma dimensão diferente da primeira, real, mesmo se mística. Se o Cordeiro vive no céu "morto mas de pé", também seu coração compartilha o mesmo estado; é um coração perfurado, mas viver; eternamente perfurado, porque eternamente vivo. 
Ele criou uma expressão para descrever a altura de maldade que podem se aglutinarem dentro da humanidade: "coração das trevas". Após o sacrifício de Cristo, a escuridão mais profunda do coração bate em um mundo de coração leve. Na verdade, Cristo subir ao céu, não abandonou a terra, como, carne, não tinha abandonado a Trindade. 

"Agora ele está cumprido o plano de antífona da Liturgia das Horas, o Pai -diz -, fazer de Cristo o coração do mundo". Isso explica o otimismo cristão irredutível que fez exclamar em um místico medieval: "O pecado é inevitável, mas tudo ficará bem, e tudo ficará bem e todo tipo de coisa deve estar bem" (Giuliana di Norwich). 

* * * 
Os monges cartuxos adotou um brasão de armas que aparecem na entrada de seus mosteiros nos seus documentos oficiais e em outras ocasiões. Nele está representado o globo terrestre encimado por uma cruz, rodeado pela inscrição: "Stat crux dum volvitur orbis": Ele ainda é a cruz, em meio às perturbações do mundo. 

O que é a cruz, para ser esse ponto fixo, este mastro balanço entre o mundo "? É o "não" definitivo e irreversível de Deus à violência, injustiça, ódio, mentiras, tudo o que nós chamamos "mal"; e é tanto o "Sim" amor tão fatal, verdade, bondade. "Não" ao pecado, "Sim" para o pecador. É o que Jesus praticou ao longo de sua vida e agora dedica definitivamente por sua morte. 

A razão para esta distinção é clara: o pecador é uma criatura de Deus e manter a sua dignidade, apesar de todas as suas andanças; não pecar; é uma realidade falsa, acrescentando, o resultado de suas próprias paixões e da "inveja do diabo" (Sap 2, 24). É a mesma razão pela qual o Verbo encarnado, assumiu o todo do homem, exceto no pecado. O bom ladrão, em que o Jesus morrendo promete o paraíso, é a prova viva disso. Ninguém deve se desesperar; ninguém deve dizer, como Caim: "Muito grande é a minha culpa por perdão" (Gn 4, 13). 

A cruz não é "é", portanto, contra o mundo, mas para o mundo, para dar sentido a todo o sofrimento que houve, é e será na história humana. "Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, diz Jesus a Nicodemos -, mas para que o mundo seja salvo por Ele" (Jo 3, 17). A cruz é a proclamação viva que a vitória final não é de quem triunfa sobre o outro, mas quem triunfa sobre si mesmo; não daqueles que sofrem, mas aqueles que sofrem. 

* * * 
"Dum volvitur Orbis", como o mundo celebra sua evolução. A história humana sabe muitas passagens de uma época para outra, falamos da Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, a Era Imperial, era atômica, a era eletrônica. Mas agora não é algo novo. A idéia de transição já não é suficiente para descrever a realidade atual. A idéia de mutação deve ser combinada com a de esmagamento. Vivemos, foi escrito em uma sociedade "líquida"; já não existem mais pontos fixos, valores atemporais, nenhuma rocha no mar, podemos agarrar, ou contra a qual talvez Slam. Tudo é flutuante. 

Ele fez o pior cenário que o filósofo tinha antecipado como resultado da morte de Deus, que o advento do super-homem deveria ter impedido, mas isso não impediu que: "O que sempre fazemos quando unchained terra de seu sol? Para onde é que se deslocam agora? Onde é que vamos nos mover? Longe de todos os sóis? É nossa queda eterna? Para trás, para os lados, para a frente, de todos os lados? Existe ainda um acima e abaixo? Não estamos desviando como através de um nada infinito? "(F. Nietzsche, A Gaia Ciência, aforismo 125). 
Tem sido dito que "matar Deus é o suicídio mais horrendo", e é isso que estamos vendo em parte. Não é verdade que "onde Deus nasce, o homem morre" (JP Sartre); o oposto é verdadeiro: onde Deus está morto, o homem morre.

Um pintor surrealista da segunda metade do século passado (Salvador Dalì) pintou um crucifixo que parece uma profecia desta situação. Uma imensa cruz, cósmica, com mais de um Cristo, assim como monumental, visto de cima, com a cabeça inclinada para baixo. Abaixo dele, no entanto, não há nenhuma terra seca, mas a água. O crucifixo não é suspensa entre o céu e a terra, mas no céu e o componente líquido no mundo. 

Este quadro trágico (há também, no fundo, uma nuvem que poderia aludir à nuvem atômica), mas também contém uma consoladora certeza: há esperança para uma sociedade líquida como a nossa! Há esperança, porque acima dele "é a cruz de Cristo." É o que a liturgia Sexta-feira Santa nos faz repetir todos os anos com as palavras do poeta Venanzio Fortunato: "O Crux, ave spes unica" Hail, o Croce, nossa única esperança do mundo. 
Sim, Deus está morto, morreu em seu Filho Jesus Cristo; mas ele não ficou no sepulcro, subiram. "Você tem o crucifixo - Peter grita para a multidão no dia de Pentecostes - mas Deus o ressuscitou" (Atos 2: 23-24). Ele é aquele que "estava morto, mas agora vive para sempre" (Ap 1, 18). A cruz não é "" ainda está no meio das turbulências do mundo "como um lembrete de um evento passado, ou um símbolo puro; Há uma realidade presente tal, vivo e ativo. 

* * * 
Não devemos parar, como os sociólogos, a análise da sociedade em que vivemos. Cristo não veio para explicar as coisas, mas para mudar as pessoas. O coração das trevas não é apenas a de algum mal escondido no fundo da selva, e mesmo o da empresa que o produziu. Na medida diferente que está dentro de cada um de nós. 

A Bíblia chama-lhe o coração de pedra, "arrancar a partir deles um coração de pedra - Deus diz o profeta Ezequiel - e dar-lhes um coração de carne" (Ez 36, 26). Coração de Pedra está fechado para o coração de Deus eo sofrimento dos seus irmãos, o coração de quem acumula quantidades ilimitadas de dinheiro e permanece indiferente ao desespero de quem tem um copo de água para dar ao seu filho; que é também o coração está completamente se deixa dominar pela paixão impura, pronto para matá-lo, ou para levar uma vida dupla. Não deve ser deixado com o cada vez mais voltada para fora olhar, outro, mais concretamente dizer, é o nosso coração para ministros de Deus e praticando cristãos se ainda basicamente vivo "para nós" e não "para o Senhor." 

Está escrito que no momento da morte de Cristo "o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo, a terra tremeu, e as rochas foram divididas, os túmulos se abriram e muitos corpos de santos levantados" (Mt 27: 51s.). Destes sinais será, normalmente, uma explicação apocalíptico, como uma linguagem simbólica necessária para descrever o evento escatológico. Mas eles também têm um significado parentético: indicam o que deve estar no coração de quem lê e medita sobre a Paixão de Cristo. Em uma liturgia como esta, St Leone Magno disse aos fiéis: "A natureza humana treme antes da execução do Redentor, de quebrar as rochas de corações infiéis e os que foram encerrados nos sepulcros de sua mortalidade emergir, levantando a pedra que ela pesava sobre eles "(Sermo 66, 3; PL 54, 366). 


O coração de carne, prometido por Deus nos profetas, já está presente no mundo: é o Coração de Cristo trespassado na cruz, para que veneram como o "Sagrado Coração". Ao receber a Eucaristia, acreditamos firmemente que este coração é vencer, mesmo dentro de nós. Olhando para a cruz em pouco tempo nós dizemos do meu coração, como o publicano no templo: "Ó Deus, sê propício a mim, pecador, é que, como ele, vai voltar para casa" justificado "(Lucas 18: 13-14).

Texto: Frei Raniero Cantalamessa

Fonte: Vatican.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*