O Caminho Quaresmal de Esperança

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia !

Neste dia, quarta feira de cinzas, entramos no tempo litúrgico da Quaresma. E já que estamos a fazer o ciclo de catequeses sobre a esperança cristã, hoje eu gostaria de apresentar a Quaresma como um caminho de esperança .

Na verdade, esta perspectiva torna-se evidente se pensarmos que Quaresma foi estabelecida na Igreja como uma preparação para a Páscoa, e, portanto, todo o caminho para esse período de quarenta dias é iluminada pelo mistério pascal ao qual orientada é. Podemos imaginar o Senhor ressuscitado que nos chama para sair da nossa escuridão, e nos colocamos no caminho em direção a si mesmo, que é a Luz. E Quaresma é uma viagem em direção a Jesus ressuscitado, é um tempo de penitência, mesmo de mortificação, mas não um fim em si, mas visa tornar-nos ressuscitar com Cristo, para renovar nossa identidade batismal, que é nascer de novo "de cima ", do amor de Deus (cf. Jo 3,3). É por isso que a Quaresma é, por sua natureza, um tempo de esperança.

Para entender melhor o que isso significa, devemos referir à experiência do evento fundamental dos israelitas do Egito, como dito pela Bíblia no livro de mesmo nome: Exodus . O ponto de partida é a casa da servidão no Egito, a opressão, o trabalho forçado. Mas o Senhor não se esqueceu de seu povo e sua promessa: ele chama de Moisés e, com um braço forte, traz os israelitas do Egito e guiá-los através do deserto rumo à terra da liberdade. Durante esta jornada da escravidão para a liberdade, o Senhor deu aos israelitas a lei, para educá-los para amá-Lo, o único Senhor, e amar uns aos outros como irmãos. Escritura mostra que o êxodo é longa e árdua: simbolicamente dura 40 anos, que o tempo de vida de uma geração. Uma geração que, em face da evidência da forma, é sempre tentado a lamentar Egito e voltar. Embora todos nós sabemos a tentação de voltar, todos. Mas o Senhor é fiel, e essas pessoas pobres, liderados por Moisés, vem para a Terra Prometida. Tudo isso viagem é feita na esperança : a esperança de alcançar a Terra, e, neste sentido, é um «êxodo», uma saída da escravidão para a liberdade. E esses 40 dias são para todos nós um caminho para sair da servidão, o pecado, a liberdade, o encontro com Cristo ressuscitado. Cada passo, todos os esforços, a cada teste, cada queda e cada tiro, tudo faz sentido somente dentro do plano salvífico de Deus, que quer para a vida de seu povo e não a morte, alegria e não dor.

A Páscoa de Jesus é seu êxodo , com o qual ele abriu para nós o caminho para alcançar a plenitude da vida, eterna e bem-aventurada. Para abrir esta estrada, esta passagem, Jesus teve que despir-se da sua glória, humilde, ser obediente até à morte e morte de cruz. Abrir o caminho para a vida eterna custou-lhe todo o seu sangue, e graças a ele que somos salvos da escravidão do pecado. Mas isso não significa que Ele tem feito tudo e nós temos que fazer nada, que ele passou pela cruz, e "ir para o céu em uma carruagem." Não é assim. A nossa salvação é, certamente, o seu dom, mas porque é uma história de amor, exige o nosso "sim" e nossa participação no seu amor mostra-nos como a nossa mãe Maria, e depois dela todos os santos.

Vidas dessa dinâmica Quaresma:. Cristo nos precede com o êxodo, e nós atravessar o deserto graças a ele e por trás dele Ele tentou nos, e venceu o tentador para nós, mas também temos de lidar com ele a tentações e superá-los. Ele nos dá a água viva do seu Espírito, e nós desenhá-lo à sua fonte e bebendo, nos sacramentos, na oração, na adoração; Ele é a luz que vence as trevas, e nós somos convidados para alimentar a pequena chama que foi confiada a nós no dia do nosso Baptismo.

Neste sentido Quaresma é "sinal sacramental da nossa conversão" ( Missal Romano , Oraz colecção O Sol da Quar..); quem faz o caminho quaresmal é sempre no caminho da conversão. Quaresma é um sinal sacramental da nossa jornada da escravidão para a liberdade, sempre sendo renovado. Um certo caminho desafiador, como deveria ser, porque o amor é difícil, mas uma viagem cheia de esperança. Eu diria mais: o êxodo quaresmal é a maneira em que a esperança em si é formado . O esforço para atravessar o deserto - todos os testes, tentações, ilusões, miragens ... -, tudo isso é para forjar uma esperança firme e forte, sobre o modelo da Virgem Maria, que na escuridão da paixão e morte de seu Filho continuou a acreditar e esperar em sua ressurreição, na vitória de Deus.

Coração aberto neste horizonte, entramos na Quaresma hoje. Sentindo-se parte do povo santo de Deus, começamos a alegria este caminho de esperança.

Fonte: Vatican.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*