O Capacete da Esperança

Verbo Pai
By -
0
A esperança cristã - 9. O capacete da esperança (1 Ts 5,4 a 11)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Em catequeses recentes começamos nossa jornada sobre o tema da esperança nesta perspectiva reler algumas páginas do Antigo Testamento. Agora queremos passar para destacar a importância extraordinária que esta virtude é tomar no Novo Testamento, quando ele conhece a novidade de Jesus Cristo e do evento de Páscoa: esperança cristã. Como cristãos, somos homens e mulheres de esperança.

Isto é o que resulta claramente do primeiro texto que foi escrito, ou seja, a Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses. Na passagem que temos ouvido, podemos sentir a frescura e beleza do primeiro anúncio cristão. A de Tessalônica é uma comunidade jovem, fundada recentemente; No entanto, apesar das dificuldades e os muitos ensaios, ela está enraizada na fé e comemorado com entusiasmo e alegria da ressurreição do Senhor Jesus. O Apóstolo, em seguida, se alegrar com todo o coração, porque aqueles que renascem na Páscoa realmente tornar-se "filhos de luz e filhos do dia "(5.5), em virtude da plena comunhão com Cristo.

Quando Paulo escreve à comunidade de Tessalônica acaba de ser fundada, e apenas alguns anos separá-lo da Ressurreição de Cristo. Para isso, o apóstolo tenta abarcar todos os efeitos e as consequências que este evento único e decisivo, ou seja, a ressurreição do Senhor, implica para a história e para a vida de cada um. Em particular, a dificuldade de a comunidade não era tanto para reconhecer a ressurreição de Jesus, todos acreditavam, mas a acreditar na ressurreição dos mortos. Sim, Jesus é aumentado, mas a dificuldade era a acreditar que os mortos são ressuscitados. Neste sentido, esta carta é mais oportuna do que nunca. Cada vez que nos deparamos com a nossa morte, ou a de um ente querido, sentimos que a nossa fé é testada. Emergem todas as nossas dúvidas, todas as nossas fraquezas e nos perguntamos: "Mas realmente não há vida após a morte ...? Eu ainda posso ver e abraçar as pessoas que eu amava ...? ". Esta questão tornou-me uma senhora há alguns dias em uma audiência, expressando uma dúvida: "Vou cumprir o meu?". Nós, também, no ambiente atual, precisamos voltar para a raiz e fundamento da nossa fé, de modo a tornar-se consciente do que Deus fez por nós em Cristo Jesus e o que significa a nossa morte. Todos nós temos um pouco de medo 'da incerteza da morte. Ele vem à mente um homem velho, um velho, bom, dizendo: "Eu não tenho medo da morte. Eu tenho um pouco de medo "de vê-la vir." Ele estava com medo disso.

Paul, em frente aos medos e preocupações da comunidade, convida a manter-se firme na cabeça como um capacete, especialmente em ensaios e nos momentos mais difíceis de nossas vidas, "a esperança da salvação". É um capacete. Isto é o que a esperança cristã. Quando se fala de esperança, podemos ser levados a entendê-lo de acordo com o sentido comum do termo, ou seja, em referência a algo bonito que queremos, mas que podem ser realizados ou não. Esperamos que isso aconteça, é como um desejo. Diz-se, por exemplo: "Espero que amanhã enfrentam bom tempo!"; mas sabemos que no dia seguinte pode fazer em vez disso o mau tempo ... A esperança cristã não é assim. A esperança cristã é a expectativa de algo que já foi feita; não há porta lá, e espero chegar até a porta. O que devo fazer? Caminhando para a porta! Tenho certeza que você vai ter a porta. Assim é a esperança cristã: para ter certeza de que estou no caminho para algo que é, não que eu quero que seja. Esta é a esperança cristã. A esperança cristã é a expectativa de algo que já foi feito e que certamente vai ser realizado por cada um de nós. Também a nossa ressurreição e que de entes queridos, então, não é algo que vai acontecer ou não, mas é uma certa realidade, como enraizada no evento da ressurreição de Cristo. Esperamos, portanto, significa aprender a viver na expectativa. Aprender a viver na expectativa e encontrar vida. Quando uma mulher percebe que ela está grávida, a cada dia ele aprende a viver na expectativa de ver os olhos daquela criança que vai. Assim, devemos viver e aprender com essas expectativas humanas e viver na expectativa de ver o Senhor, ao encontro do Senhor. Isto não é fácil, mas você aprende a viver na expectativa. Espero que isso significa e implica um coração humilde, um coração pobre. Apenas um pobre que esperar. Quem já está cheio de si mesmo e dos seus bens, ele não pode colocar a sua confiança em ninguém além de si mesmo.

São Paulo escreve: "Ele [Jesus] morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele" ( 1 Tessalonicenses 5:10). Estas palavras são sempre uma fonte de grande consolo e paz. Também para os entes queridos que nos deixaram somos chamados a rezar para que eles possam viver em Cristo e estão em plena comunhão com a gente. Uma coisa que me toca muito o coração é uma expressão de Paul, sempre se dirigia aos Tessalonicenses. Para mim, ele preenche a segurança de esperança. Diz o seguinte: "E assim estaremos para sempre com o Senhor" ( 1 Tessalonicenses 4:17). Uma coisa agradável: tudo passa, mas, depois da morte, estaremos para sempre com o Senhor. É a certeza total de esperança, a mesma que, há muito tempo, fez exclamar a Jó: "Eu sei que o meu Redentor vive [...]. Vou ver por mim mesmo, os meus olhos "( Gb 19,25.27). E assim estaremos para sempre com o Senhor. Você acredita nisso? Eu lhe pergunto: você acredita nisso? Para ter um pouco de força "Convido-vos a dizer que três vezes comigo:". E assim estaremos para sempre com o Senhor " E lá, com o Senhor, nos encontraremos.

Fonte: Vatican.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*