A casa de Jesus, Fonte de Esperança

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nós apenas começamos um caminho de catequese sobre o tema da esperança, muito apropriado para o tempo do Advento. Um guia-nos até agora tem sido o profeta Isaías. Hoje, poucos dias antes do Natal, eu gostaria de refletir mais especificamente sobre o momento, por assim dizer, a esperança entrou no mundo , com a encarnação do Filho de Deus. O mesmo Isaías havia predito o nascimento do Messias em algum passos "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, ele será dado o nome de Emanuel" (7:14); e até mesmo "Um tiro deve brotar do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes" (11.1). Nessas canções refletiu o significado do Natal: Deus cumpre a promessa, tornando-se homem; Não abandone o seu povo, aproximando-se despojar de sua divindade. Deste modo, Deus mostra sua lealdade e inaugura um novo reino, que dá uma nova esperança para a humanidade. E o que é essa esperança? a vida eterna.

Quando falamos de esperança, muitas vezes refere-se ao que não está no homem, e que não é visível. Na verdade, o que nós esperamos vai além de nossas forças e nosso olhar. Mas o nascimento de Cristo, dando início a redenção, fala-nos uma esperança diferente, uma esperança fidedigna, visível e compreensível, porque é fundada em Deus, Ele entra no mundo e nos dá a força para caminhar com Ele:. Deus caminha conosco em Jesus e andar com Ele para a plenitude da vida nos dá a força para ficar em um novo caminho neste, embora cansativo. Então espero para o cristão significa a certeza de estar no caminho com Cristo ao Pai que nos espera. A esperança é nunca pára, a esperança é sempre a caminho e nos faz caminhar. Esta esperança, que nos dá o Menino de Belém, fornece um objetivo, um bom destino para isso, a salvação da humanidade, a felicidade para aqueles que dependem da misericórdia de Deus. St. Paul resume tudo isso com a expressão: "Na esperança fomos salvos" ( Rm 8.24). Ou seja, entrando neste mundo com esperança, somos salvos. E aqui podemos obter a demanda, cada um de nós: eu ando com esperança ou a minha vida interior está parado, fechado? Meu coração é uma gaveta trancada ou uma gaveta cheia de esperança que me faz não andar sozinho com Jesus?

Em muitos lar cristão, durante o tempo do Advento, é preparado o presépio , de acordo com a tradição que remonta a São Francisco de Assis. Na sua simplicidade, o berço transmite esperança; cada personagem está imerso neste ambiente de esperança.

Primeiro de tudo, ver o local de nascimento de Jesus, Bethlehem . Pequena vila na Judéia, onde mil anos antes de ele nascer David, o menino pastor escolhido por Deus como rei de Israel. Belém não é um capital, e, portanto, é o preferido pela providência divina, que ama agindo através da pequena e humilde. Naquele lugar em que nasceu o "filho de Davi" há muito aguardado, Jesus, no qual a esperança de Deus ea esperança do homem que você se encontra.

Então, olhamos para Maria, Mãe da esperança. Com o seu "sim" a Deus abriu a porta do nosso mundo: o coração de solteira era cheio de esperança, toda animada pela fé; e assim Deus escolheu e ela acreditava que sua palavra. Ela, que durante nove meses tem sido a arca da nova e eterna aliança, na caverna dividir o bebê e vê nele o amor de Deus, que vem para salvar o seu povo e toda a humanidade. Ao lado de Maria José , descendente de Jessé e Davi; Ele também acreditava que as palavras do anjo, e olhando para Jesus na manjedoura, pondera que a criança é do Espírito Santo, e que Deus ordenou-lhe para chamá-lo assim, "Jesus". Em esse nome há esperança para cada homem, porque através filho dessa mulher, Deus vai salvar a humanidade da morte e do pecado. Por isso, é importante olhar para o berço!

E no berço, há também os pastores , representando os pobres e humildes que estavam esperando o Messias, o "consolação de Israel" ( Lc 2:25) e "a libertação de Jerusalém" ( Lc 02:38). Naquele Menino vêem a realização das promessas e esperança de que a salvação de Deus finalmente chega para cada um deles. O que confia no seu próprio segurança, especialmente materiais, não espera a salvação de Deus Deixe isso em mente:. Nossos títulos não vai nos salvar; a única segurança que nos salva é a da esperança em Deus. Ele nos salva porque é forte e nos faz caminhar pela vida com alegria, com o desejo de fazer o bem, com o desejo de tornar-se feliz para a eternidade. Pequeno, pastores, em vez confiar em Deus, confiança em Deus e alegrar quando reconheceu que crianças o sinal indicado pelos anjos (cf. Lc 2:12).

E o coro de anjos anuncia a partir de uma grande imagem que a criança percebe: "Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens com quem ele está satisfeito" ( Lc 2:14). A esperança cristã é expressa em louvor e gratidão a Deus, que inaugurou seu Reino de amor, de justiça e de paz.

Queridos irmãos e irmãs, estes dias, contemplando o berço, estamos nos preparando para o Natal. Será verdadeiramente uma celebração se aceitarmos Jesus, a semente da esperança que Deus coloca nos sulcos da nossa história pessoal e comunitária. Cada "sim" a Jesus que vem é um broto de esperança. Nós temos fé neste shoot esperança, sim: "Sim, Jesus, você pode me salvar, você pode me salvar." 

Feliz Natal de esperança para todos!

Fonte: vatican.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*