Halloween e o catolicismo

Verbo Pai
By -
0
Eu sempre imaginei que o Halloween tem raízes pagãs, mas você está me dizendo que eles são católicos. Huh? Como assim?

A origem e costumes tradicionais associados ao Halloween não requerem nenhuma outra explicação do que são exemplos dos tipos de festa que serviu como uma forma de celebrar os vários dias santos do ano litúrgico católico. Isso inclui tudo, desde disfarça, banqueteando-se, e as associações de um determinado dia do ano de verdades sobrenaturais ou espirituais.

Gostaria de fazer uma distinção entre o imaginário violento, macabro que caracteriza a apropriação moderna de Halloween como uma espécie de celebração secular e os costumes mais tradicionais, que são características de um ethos cultural católica. A descida de Halloween na loucura de uma fest susto anual é um desenvolvimento relativamente recente, mas a verdadeira substância de Halloween pertence à Igreja. Dia das Bruxas (ou "All Hallows Eve") é o precursor para a celebração festiva de comemoração pública da Igreja de Todos os Santos.

Houve uma apropriação das festividades de Halloween por pagãos modernos, mas por favor, entenda que o paganismo moderno é justamente moderna e deve ser diferenciada de cultos das religiões antigas. As origens e as práticas do paganismo moderno não se estendem mais para trás do que no final do século XIX. Além disso, lembre-se, o termo "pagão" é um escorregadio. O que isso significa? O culto dos deuses e deusas de há muito tempo? Essas seitas têm muito que faleceu com a matriz cultural que uma vez apoiou as visões de mundo que eram as condições para a sua possibilidade. Você não pode simplesmente reinventar esses cultos sem a cultura que os apoiaram.

O paganismo que existe hoje é uma tentativa romântica e muito seletivo em uma re-apropriação de um antigo ethos religioso, mas não é e não pode ser a mesma coisa que o paganismo estava em suas expressões culturais originais. Acho que os profissionais precisam para justificar suas crenças, insistindo em uma associação com o que eles estão fazendo e antigas formas e estilos de adoração. Isto dá a impressão de que o moderno élan pagã tem mais seriedade (especialmente em relação ao cristianismo), mas ele não o faz a mesma coisa que os antigos cultos. A associação que o paganismo moderno faz entre si e as formas e estilos de cultura antiga é mais sobre o desejo do que é a realidade.

Eu acho que a associação de Halloween com o paganismo tem muito mais a ver com a Reforma Protestante do que qualquer outra coisa. Os reformadores protestantes estavam preocupados com as práticas do cristianismo medieval, que para eles pareciam ao contrário do que eles acreditavam que a Igreja deveria ser. Eles sabiam que essas práticas tiveram precedentes claros na história da Igreja, mas insistiu que eles representavam uma corrupção da forma original do cristianismo, que se tornou degradado ao longo do tempo. A degradação foi explicado como uma regressão em formas culturais que os protestantes descritos como pagão.

Sei que a religiosidade popular é um fenômeno complexo e da Igreja na Europa tinha intencionalmente assimilar muitas práticas culturais que eram mais antigos do que as próprias práticas, mas fê-lo de forma seletiva e com um grande senso de discernimento. O resultado final não era simplesmente que um verniz de cristianismo foi colocado em cima de um antigo ethos pagão, mas que uma nova matriz cultural foi criado, que era cristão ao seu núcleo. É uma descaracterização grosseira e simplista afirmar que você pode apenas arranhar a superfície do cristianismo medieval e que se levanta é o paganismo.

E ainda essa percepção perdura na cultura contemporânea. Você vê, por exemplo, em obras de ficção como Marion Zimmer Bradley "As Brumas de Avalon", que se apropria de idéias a partir de um monte de falsa, bolsa de estudos pseudo que permeava a cultura intelectual britânica durante todo o século XIX e início do século XX. Infelizmente, isso se tornou uma narrativa padrão e amplamente aceita de como a Europa se tornou cristã. É um mito moderno nasceu dos preconceitos e propaganda da Reforma Protestante, que se transformaram em a crítica secular do catolicismo. Como uma construção ideológica que representa o fascínio simultânea e aversão à cultura medieval em geral eo catolicismo em particular. A realidade é muito mais complexa e interessante.

Protestantismo foi e está propondo que seus seguidores acreditam ser uma alternativa ao catolicismo. Isso significa que o protestantismo vai distinguir-se das formas e estilos de vida religiosa que precederam a sua própria cultura e que essa cultura será apresentado como uma forma purificada de fé e prática cristã. Um argumento que é avançado para justificar a distinção protestante é que as crenças e práticas da Igreja Católica são pagã.

Colocando tudo isso em um contexto cultural norte-americano, os Estados Unidos definir suas raízes culturais em formas de protestantismo que estavam cientes da distinção entre si e uma Europa católica, que eles tinham rejeitado e cuja influência eles esperavam deixar para trás. Lembre-se, os puritanos deixou a Inglaterra protestante para o Novo Mundo, porque a Inglaterra não era protestante suficiente! Os puritanos detestavam as formas residuais do catolicismo que eles acreditavam que permaneceu na igreja estatal da Inglaterra.

A chegada de imigrantes católicos para as costas da América Protestante foi uma fonte de grande consternação cultural. As festas públicas da fé católica foram caracterizadas como uma forma de corromper e perigoso do paganismo. Halloween com toda a sua farra e travessuras foi especialmente problemática, pois representou a incursão de uma forma cultural especificamente católica em uma vida pública que deveria ser protestante. Tudo associado a estas festividades católicas foi caricaturado como pagão ea associação preso, mesmo com os católicos internalizar a crítica e acreditando que seus próprios costumes eram remanescentes do paganismo.

Como resultado, a natureza nitidamente Católica de Halloween tornou-se mais e mais suaves e foi católicos puxando para trás a partir de seu próprio festival que deu origem à versão contemporânea do Halloween. A versão goulish do festival que temos hoje é, em muitos aspectos, um resultado de alojamento Católica a uma cultura protestante. E em uma outra estranha reviravolta na história do Halloween, mais tudo o que o protestante devoto detesta sobre Halloween tornaram-se ainda mais pronunciado como resultado de seus protestos.

Qual é a relação de Halloween de Todos os Santos / Finados? O que veio primeiro?

All Saints Day parece ter uma genealogia mais antiga do Dia de Finados.

A prática de um dia de festival para homenagear toda a comunhão dos santos, em vez de que apenas um único santo, parece acontecer pela primeira vez na Igreja Católica com a consagração do Pantheon como um lugar público para o culto da Igreja. Isso aconteceu no ano de 609 (ou 610) no dia 13 de maio. O Panteão foi originalmente dedicado para o uso da religião romana como um lugar onde todos os deuses seriam honrados. Bonifácio deslocou as imagens dos deuses de seus santuários e deu o prédio até os santos da Igreja, em particular a dos Mártires. Esta foi uma espécie de "na sua cara" para a cultura pagã. Boniface estava dizendo que os antigos deuses haviam sido derrotados e foram derrotados pela fé Mártires da Igreja.

Além disso, o 13 de maio foi um dia associado na religião romana com o que foi chamado de festival dos lêmures ou espíritos ancestrais. É provável que a escolha de Boniface deste dia para reivindicar o Pantheon para o culto cristão foi intencional e foi uma maneira de dizer que os mártires são os grandes ancestrais de todos os batizados, e é a sua memória e testemunho de que é justamente homenageado no dia que os romanos chamaram seus antepassados.

Como nós temos a partir de 13 de maio-novembro 1er está interessante. A festa de Todos os Santos parece emergir da dedicação de outra igreja romana que foi consagrada pelo Papa Gregório III. A igreja é chamada São Pedro e todos os santos. Foi um papa posterior, Gregório IV, que estendeu o festival anual que comemora essa dedicação da igreja para toda a Igreja como Dia de Todos os Santos. A extensão de festivais específicos para a Igreja de Roma é uma parte integrante de como a fé católica se torna a matriz cultural subjacente a partir do qual um novo tipo de civilização européia iria surgir.

Dia de Finados (2 de novembro celebrou) parece surgir com o crescimento ea propagação de comunidades monásticas ea prática de comemorar membros falecidos de mosteiros. Essa prática ganhou ampla tração cultural e com o tempo foi estendido para toda a Igreja.

Halloween é o precursor de Todos os Santos e, como tal, é como o 24 de dezembro é dia de Natal. Lembre-se, o calendário da Igreja está repleta de dias de festa, os quais já foram associados a grandes, celebrações públicas. Um dia santo de obrigação nem sempre significa gastar 45 minutos na igreja para a missa e, em seguida, voltar a trabalhar. Dias Santos eram tempos para uma festa e se você olhar para o calendário da Igreja, passado e presente, com este ethos em mente que você vai descobrir que as razões para a festa aconteceu com grande freqüência ..

Eu sei que há alguns Celtic ou elementos germânicos para o feriado que temos vindo a abraçar como Halloween. Que tradições são católicos e quais não são?

O festival não é étnica ou nacionalista. Ele é católico. Certamente havia dotações regionais dos festivais da Igreja, e Halloween não foi excepção, mas bottom line estes dias festivos pertencia à Igreja como um todo, o que significava que praticamente toda a Europa. Você pode ter alguns costumes que eram específicas para as regiões, mas o festival em si é uma prática distintamente católica.

Existem algumas pessoas que vieram a acreditar que existe alguma associação de Halloween com uma festa pagã chamada Samhain, mas isso não é realmente o caso.

Em termos de costumes que são específicos para o catolicismo, é tudo muito bonito derivado dos tipos de coisas que você encontra nas festividades públicas de cultura católica. Neste sentido Mardi Gras é provavelmente o melhor ponto de referência. Nós pensamos de Mardi Gras e suas festividades como atendente específico para um dia, mas que costumava ser que esse tipo de ambiente festival ocorreu com grande freqüência ao longo do ano da Igreja. Pense em todos os costumes associados com o Halloween como um Mardi Gras antes de Todos os Santos e eu acho que você tem uma perspectiva no que diz respeito a todo o excesso e tolice. A festa estava destinado a culminar na adoração solene, após o que um voltou para a rotina da vida. Infelizmente, a Igreja se rendeu a festa com a cultura secular. Isso já aconteceu com Halloween. Isso está acontecendo com o Natal.

Tudo isso dito, você não tem que chegar nas "Brumas de Avalon" para discernir o significado das práticas culturais que estão associados com a Igreja que parece estranho para nós. O significado é provavelmente algo que é muito mais direta cristão do que você pensa, e, provavelmente, uma forma e estilo de ser cristão que é distintamente católico.

O que você acha da tendência dos pais boicotam Halloween por conta de ser o mal? O que você diria a eles se eles lhe disseram que tal? Não segurança ou preocupações saudáveis ​​manter as crianças dentro de casa, mas a oposição a algo abjeto acreditavam ser satânico ou aterrorizante?

Eu diria que os pais estão agindo como bons puritanos.

Há muita coisa que é desagradável sobre a celebração contemporânea do Halloween. O que faz o foco singular sobre a violência, horror e morte têm a dizer sobre nossa cultura? O tradicional Halloween Católica colocou essas realidades no contexto da vitória de Cristo sobre o pecado, a morte eo diabo. A atual versão secularizada do festival não tem conteúdo salvífico e foi solto de suas amarras teológicas. Ele se parece muito com um festival de morte de uma cultura de morte e por isso eu posso ver por que os pais podem estar em causa.

Mas qual é a resposta adequada a uma cultura da morte? Para bloquear a Igreja por trás de portas fechadas ou deixá-la para o mundo? Eu acho que é tempo para os católicos a aceitar as liberdades religiosas que esta cultura reivindica para comprá-los e ir a público com seus próprios festivais e fazê-lo de forma dramática e com um grande fervor público. O que está nos segurando? O que temos medo vai acontecer? A reticência e do medo que caracteriza os católicos está custando a Igreja sua cultura única e que está permitindo que a cultura da morte para florescer.

O que o Catecismo tem a dizer sobre o Dia das Bruxas?

O Catecismo tem muito a dizer sobre as características de virtude heróica e santidade de vida que criam santos da Igreja. Ele também tem muito a dizer sobre a vitória de Cristo sobre o pecado, a morte e o diabo. Estes são os tipos de coisas que as festividades do Halloween Católica deveria estar comemorando com grande entusiasmo e brio.

Um dos elementos atraentes de celebrar o Halloween como uma criança, para além dos doces e outras coisas traje, é o fator spookiness - a emoção de estar com medo, sem qualquer risco real. A partir de uma perspectiva católica, isso é importante? É a experiência de estar com medo ou ter uma consciência do mal um elemento essencial para uma criança católica para aprender?

Eu acho que todas as culturas empregam contos de advertência, que estão repletas de imagens sobrenatural e usar essas imagens como um meio de ensinar limites e inculcar um sentido de que existem pessoas perigosas e situações que poderiam ocorrer e deve ser cauteloso. Além disso, eu acho que histórias contadas para um grupo terá a capacidade de evocar uma experiência emocional compartilhada e, como tal vínculo da comunidade juntos. Não são apenas as culturas cristãs que vai empregar uma narrativa, mesmo a uma assustadora, para comunicar sua visão de mundo e transmitir valores.

Eu acho que os católicos precisam aprender desde cedo a olhar o mundo de forma realista e sem as lentes indefinição de sentimentalismo. O mundo está caído e finito. As pessoas vão machucar um ao outro. Somos pecadores. Mas essa escuridão é iluminada pela luz da revelação de Deus em Cristo, que faz com que a verdade mais profunda do que significa ser humano disponível para nós na Encarnação e Mistério Pascal do Senhor Jesus. Sim, olhar honestamente para o pecado ea morte. Saber sobre a atração e enganos de caídos, poderes espirituais. Perceba que maior do que todos os poderes caídos do céu e da terra é o poder de Deus em Cristo, que é um amor que é mais forte do que o pecado, a morte eo diabo. É esse poder divino que é dado ao crente de uma maneira pessoal por meio de Jesus Cristo. Ele é vitorioso sobre tudo o que estamos com medo. Seu amor é mais forte que a morte. O poder de sua vida divina dissipa o mal. Mesmo quando nós olhamos para as sombras que vemos sua luz.

Eu li em algum lugar que o Halloween é visto como o dia em que o véu entre o céu ea terra eo purgatório é mais fino, daí a presença de almas. Isso parece um pouco "novo agey" coisas a sério. Isso é uma coisa católica ou é onde wiccanos e tipos de Hollywood imaginativas intervir?

Eu não sei exatamente os precedentes metafísicas que se usaria para justificar a crença de que existem em dias específicos véus mais grossos e mais finos entre os reinos natural e sobrenatural. Parece esotérico e especulativo.

Eu acho que o fato de que tal perspectiva representa tem um grande poder como uma narrativa que explica por algumas pessoas como eles pensam que interagir o natural eo sobrenatural com o outro. Isso é verdade? Eu não sei como se poderia julgar tal afirmação definitiva. Como tal, continua a ser uma suposição ou uma possibilidade.

A Fé Católica descreve realidades naturais e sobrenaturais existentes em uma relação de comunhão ou co-inerência que é chamado sacramental. Isto significa que, por causa da Encarnação de Deus em Cristo, as realidades naturais podem expressar as realidades sobrenaturais. Realidades físicas pode ser verdadeiramente portadores da graça divina.

A graça divina que se revela em comemoração de Halloween da Igreja deve ser a nossa participação no que é chamado de Comunhão dos Santos. Esta comunhão dos santos significa que este mundo não é tudo o que existe e que aqueles que passaram pela experiência da morte continuam a nos amar, cuidar de nós e até mesmo através da vontade permissiva de Deus, pode interagir com a gente. Isso também significa que que o cristão pode esperar que o poder de Deus em Cristo para salvar e redimir se estende para além deste mundo para o outro e, como tal, podemos esperar que alguns de nós serão perdidos causas. As festas de Halloween deve afirmar que essas crenças sobre a comunhão dos santos são reais e são também a realidade mais profunda do que este mundo tornou-se por causa da revelação de Deus em Cristo.

Texto:  Padre Steve Grunow Ã© um sacerdote da Arquidiocese de Chicago.


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*