O Medo

Verbo Pai
By -
0


É muito comum ficarmos ansiosos diante dos acontecimentos. Principalmente quando não sabemos como as coisas vão se dar, quais serão os resultados. Não demora a aparecer uma pedra bastante grande em nosso caminho: o medo.

O medo é um inimigo terrível na vida do cristão, pois, ainda que consigamos afastar a ansiedade e o imediatismo, o demônio do medo pode nos assaltar, pondo em risco nossa fé. E do medo para o desânimo e o derrotismo é um pulinho.

Não são poucos os motivos para o homem sentir medo guerras, fome, doenças, misérias, violência, desemprego, falência, a tão temida morte, isso só para falar dos perigos reais. Mas também criamos para nós mesmos outros tantos “perigos” que desencadeiam em nós perseguição, toda sorte de traumas, insegurança, apego às coisas materiais, superstições...

Nossa imaginação nos tortura com medos justificados e injustificados. Acabamos concretizando esses medos em forma de depressão, fobias, síndrome do pânico, hipocondria, obesidade, enxaqueca, insônia, baixa auto-estima, desconfiança, gastrite, problemas cardíacos, queda imunológica e outras... O medo agrava os sitomas das doenças e mina nossa o poder de resistência. Ele pode ainda se desdobrar, chegando a ser a causa de outros sintomas que enfrentamos no cotidiano, como queda de cabelo, irritações na pele, mania de roer as unhas...

O medo é um ferrenho inimigo, desmoralizador, aconvardante, que mata nossas inspirações e rouba nossa vontade. O medo sufoca. O medo, na verdade, não tem vida própria, não tem força. Todo o poder do medo somos nós que damos a ele, pela nossa insegurança, descrença ou pela imaginação.

Para mim, é uma batalha constante, diária, não me deixar levar pelo medo, pela insegurança. Eu venço o medo ao olhar para a cruz de Cristo e lembrar que o sepulcro está vazio. Abro meu coração para a coragem, retorno o espírito de vitória, mesmo que ela ainda não esteja clara para mim e que eu ainda não a veja no horizonte. É só me lembrar de que, mesmo estando no escuro, nada tenho a temer.

“Porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (Ijoão 5, 4-5)

Ouça você também o toque do “avançar.” Jesus o está estanhando por todo o seu batalhão. Não tema! Aquele que vai à frente de nós já venceu o mundo.

Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. (Hb 12, 1b)

Texto retirado e resumido do livro "Se Deus é por nós..." Editora Canção Nova, pág. 29 à 36.

"Feliz Ano Novo!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*